domingo, 5 de junho de 2011

Próxima estação: Curiosidades - Todo hamster guarda comida nas bochechas?

Os hamsters possuem invaginações nas bochechas formando uma bolsa que tem até nome, chama-se “bolsa jugal”, na qual a principal função é exatamente o armazenamento de comida. Essa estrutura é conhecida também como um “Local de Privilégio Imunológico” natural.
O nome “hamster” vem do alemão: “hamstern”, que significa “tesouro”. Esse nome não é à toa, o hábito de acumular comida nas bochechas além de ser parte de seu comportamento natural, é uma forma de carregar o seu “tesouro” para onde for. Na natureza hamsters vivem em lugares desérticos, onde a escassez de comida é muito comum. Assim, esses animais adquiriram com a evolução, uma forma de manter a comida sempre por perto. Ele cava galerias e túneis no solo e ali guarda toda comida (sementes, grãos, frutas secas, etc) que consegue carregar na bolsa jugal.
A bolsa jugal é uma estrutura toda equipada e adaptada para manter a comida bem conservada. A pele desta região não é irrigada por glândulas salivares, assim a comida se mantém fresca e seca. A textura da pele que revestem a bochecha é áspera e isso ajuda a segurar comida para não cair da boca. Assim, enfiar um monte de comida na boca não é falta de educação, é que o hamster é “prevenido”!
A bolsa jugal é um reservatório de comida!
Essa uva não vai caber!
Olha o tamanho da bolsa jugal desse aí!!! Quantos amendoins ele está guardando?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...