É necessário esquentar o motor do carro cedo? Ou somente quando o dia estiver frio?
Costume de muitos motoristas, principalmente dos mais velhos, é ligar o carro cedo em dias de muito frio, principalmente no inverno, deixando o carro ligado por alguns minutos com a intenção de aquecer o motor. Porém, essa conduta não é necessária, porque o motor pode muito bem ser esquentado quando colocado em movimento, ou seja, ele pode ser aquecido rodando.
Hoje em dia nos veículos mais novos, com injeção eletrônica, o sistema programa a lubrificação e a mistura de ar / combustível de acordo com as condições do motor. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina dos motores atuais proporciona o desempenho adequado, mesmo com o motor frio.
Por outro lado, os veículos sem injeção eletrônica, se houver a necessidade de aquecer o motor para evitar que ele falhe, aqueça-o em aceleração constante, mas também poderá puxar levemente o afogador, o que acabará mantendo-o “acelerado”. Vale ressaltar que, conforme o carro for esquentando, vá desativando gradualmente o afogador.
Uma dica importante: Em dias muito frios, rode mais devagar, sem forçar o motor, até que a temperatura no painel de instrumentos esteja normal.
Portanto, aquecer o veículo parado serve apenas para desperdiçar combustível, e, em garagens fechadas, ainda pode causar intoxicação com a poluição gerada, entretanto, quando não houver outra saída no caso dos carros sem injeção eletrônica não deixe o carro ligado por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário